NEWSLETTER

Email:
Telefone:
 

ENQUETE

(Abril/2017) Qual o seu interesse neste site?

Sou hidroponista, busco mais conhecimento na área

Sou produtor convencional, quero migrar para a Hidroponia

Sou empresário/fornecedor, quero investir no setor

Sou consumidor, quero informações

Outro objetivo? Comente pelo e-mail redacao@revistahidroponia.com.br
















































































NOTÍCIAS


Curso: Como produzir melhor em ambiente protegido

01/09/2016


Entre os dias 17 e 21 de outubro, em Holambra (SP), será realizado o curso “Treinamento Técnico: Como produzir melhor em ambiente protegido”. Promovida pela parceria da Dessa Consult (empresa de consultoria técnica para produção de mudas, flores, hortaliças e plantas) com a Infobibos (organizadora de eventos técnico-científicos), a capacitação tem como objetivo qualificar agrônomos, técnicos agrícolas, biólogos, produtores e profissionais que prestam serviços de suporte à Hidroponia e demais sistemas de cultivo protegido.

Ministrado pelo engenheiro agrícola Edwin Holman e a equipe de técnicos da Dessa Consult, o curso vai abordar os métodos de manejo para aumentar a produtividade do cultivo na estufa. A diretora da Dessa Consult, Anne-Marie van Logchem Holman, destaca o perfil do público interessado na atividade. “A capacitação é voltada para pessoas que atuam no setor do cultivo protegido e buscam melhorias para seus respectivos segmentos”, destaca.

Com caráter técnico, o treinamento começa com aspectos básicos como a fisiologia de plantas. “Quando entendemos melhor como funciona o desenvolvimento da planta, se torna mais fácil a obtenção de soluções para eventuais problemas na produção”, acrescenta Anne-Marie.

O segredo está no manejo adequado

Norteado pela ideia de que, quanto mais conhecimento aplicado, mais eficaz se torna o cultivo, o treinamento mostra como é possível combater pragas e doenças no cultivo apenas realizando o manejo correto. “Muitos produtores têm as ferramentas para conduzir seus respectivos trabalhos de maneira exitosa. Entretanto, quando isso não acontece, frequentemente, é resultado da falta de conhecimento sobre como lidar com essas ferramentas”, frisa Anne-Marie. Tela de sombreamento, sistema de ventilação e injeção de umidade são algumas das ferramentas mencionadas pela diretora, que podem fazer a diferença, se utilizadas de maneira adequada.

É comum o produtor fechar a estufa para proteger as plantas do frio no inverno, conforme Anne-Marie. Contudo, sem a ventilação adequada, o dióxido de carbono (CO2) – elemento essencial para o metabolismo das plantas – se torna rarefeito no ambiente, o que impede o desenvolvimento pleno da produção. “Outro caso comum ocorre no verão, quando o produtor usa as telas de sombreamento de maneira excessiva e impede a exposição adequada de luz para as plantas”, declara.

Para auxiliar no aprendizado, além da teoria, o treinamento vai expor, na prática, as plantas nas mais diversas condições de ambiência. “Vamos ensinar várias técnicas de mensurar e controlar parâmetros da estufa de maneira rápida e prática”, comenta Anne-Marie. “Nos últimos 15 anos, desenvolvemos e aplicamos pesquisas que nos permitem controlar pragas e doenças no cultivo protegido apenas com o manejo adequado da água, nutrição e ambiência climática. E, dessa forma, conseguimos reduzir a necessidade de defensivos nas produções”, finaliza a diretora da Dessa Consult.

Para inscrições ou mais informações sobre o curso, basta acessar o site http://www.infobibos.com/produzirmelhor/investimento-e-inscricoes-on-line.html ou telefonar para (19) 3243-0396.



NOTÍCIAS RELACIONADAS